Construções sustentáveis
Após anos de interação e de observação, o projeto desenvolvido para o Vila Naiá focou na valorização dos ecossistemas e da paisagem locais, com um mínimo de interferência. Suas construções são todas feitas com o reaproveitamento de madeiras, e inspiradas nas moradias
originais da região.
O hotel implementou em suas dependências o sistema de energia solar e tem um programa de gerenciamento de resíduos sólidos e tratamento de esgotos e captação de água da chuva.
Eliminação do plástico
Em nossa proposta voltada para a preservação do meio ambiente, e a consequente eliminação do plástico, oferecemos aos hóspedes lindas sacolas de linho e garrafinhas para o transporte de água, além de amenities não poluentes.
Preservação da fauna e da flora
Mais do que evitar impactos, o Vila Naiá contribuiu para a ampliação das unidades de conservação de fauna e flora da região, com a criação da Reserva Particular do Patrimônio
Natural Fazenda Carroula, área privilegiada entre os parques nacionais do Descobrimento e Monte Pascoal. Além disso, seu paisagismo utiliza essencialmente espécies nativas da região.
Sua orla marítima abrange a Reserva Extrativista Sustentável do Corumbau, destinada a proteger os meios de subsistência das comunidades costeiras locais.
Incentivos à comunidade local
Todos os postos de trabalho criados pelo hotel são destinados a membros da comunidade local, que recebem treinamento específico para trabalhar nas diferentes áreas.
O Vila Naiá desenvolve, também, uma ação permanente de estímulo à organização e à inclusão econômica e social da comunidade, tendo inclusive implantado uma biblioteca pública de livre acesso, que atende a todas as faixas etárias e abrange diversos níveis de interesse.