Uma longa faixa de areia adentra o mar na maré baixa e forma uma trilha magnífica até a ponta do Corumbau, um dos lugares mais isolados no litoral do sul da Bahia. Em Corumbau, o que reina é a tranquilidade e o movimento da maré, que leva e traz aquela pontinha de areia e hipnotiza os privilegiados que andam por aqui. Corumbau é parte da “Região dos Abrolhos”, maior biodiversidade marinha do Atlântico Sul que abriga todas as espécies de corais-pétreos entre outros organismos marinhos tais como moluscos e crustáceos.

O hotel fica inserido na Reserva Extrativista Marinha, que tem como objetivo proteger os meios de vida e a cultura da população extrativista tradicional da área, e garantir a exploração auto-sustentável e a conservação dos seus recursos naturais. Estar em Corumbau significa entrar em harmonia com a natureza. Além do “fazer nada”, atividade preferida dos hóspedes, a Vila Naiá oferece diversas atividades e passeios naturais imersos na cultura local.

Bem-estar & Esportes

A Vila Naiá conta com espaços ideais para a prática de meditação e yoga, como também para massagens e outras atividades esportivas. O hotel coloca à disposição bicicletas, stand-up, frescobol e canoas. Com 15 quilômetros de praia, águas mornas e areia branca, as caminhadas até a mágica ponta do Corumbau são de praxe rotineira.

Avistamento de baleia

Imagine-se em alto mar, na Costa do Descobrimento, diante da paisagem que encantou os portugueses quando chegaram ao Brasil, com as baleias livres  “exibindo-se” para os marinheiros. Elas saem do mar e mergulham novamente, em uma elegante coreografia.

Entre julho e outubro.

Mergulho com os corais

A prática do snorkel consiste no mergulho em águas rasas em que o mergulhador usa apenas uma máscara, nadadeiras e um tubo de aproximadamente 40 centímetros para respirar sob a água. Neste passeio propomos a descoberta de um dos recifes mais belos do Nordeste brasileiro. Como as lagoas são naturais, o passeio só pode ser realizado com a maré baixa. 

Descobrimento do Monte Pascoal

Terra à Vista! Disseram os Portugueses. Trajeto de carro atravessando fazendas, matas nativas e o vilarejo de Palmares. Chegando lá vale a pena pegar um guia curumim e fazer a caminhada para ver os enormes Jequitibás e conhecer o centro de informação ao turista, com as estórias do Monte Pascoal.

Jantar na Praia

 Um jantar iluminado pelas estrelas. Não importa se é uma ocasião especial ou não. Esta noite, por si só, se tornará inesquecível na história do casal.  

Barra do Cahy

Pero Vaz de Caminha, no primeiro documento escrito que fala do Brasil, descreve a beleza do encontro das águas do rio com o Mar ao chegar com Pedro Álvares Cabral no país. O cenário foi identificado posteriormente por historiadores brasilianistas como Barra do Cahy. O local histórico, e paradisíaco, tem praia de águas claras e é cercado de grandes falésias e muitos coqueiros. De lá é possível avistar o Monte Pascoal, localizado a 16 km da ponta de Corumbau.

Pesca sustentável

Quando pegar peixe em um dos recifes de corais mais belos do país, os recifes itacolomís, entre Prado e Porto Seguro, não é história de pescador. A experiência começa com a saída do barco em frente da Vila Naiá com paradas em diversos pontos de pesca, até encontrar o ideal, que depende de horário e maré. O cliente pode trazer seu próprio material de pesca, desde que a pescaria se dê com linha de mão.

Arredores de Corumbau

Convidamos você a descobrir os tesouros entre Corumbau e a Praia do Espelho. Em um passeio que leva aproximadamente 6 horas, você sairá de lancha da Vila Naiá para um dos mais belos recifes de corais da região. Em seguida nossos marujos te conduzirão até a Praia do Espelho, uma das mais famosas do Sul da Bahia. Na volta, uma parada na praia do Satu, onde poderá se banhar nas lagoas naturais. Você também irá conhecer durante o passeio as belas falésias, até chegar em Caraíva, subindo o rio entre a vegetação de mangue. 

Pôr-do-sol no rio Corumbau

Ver o pôr-do-sol em Corumbau é um acontecimento. Você irá embarcar e viajará entre a vegetação do mangue até o Porto da Onça, lugar mítico de Corumbau, no qual as onças da região escolhiam beber água, pela intersecção do mar e o rio, segundo contos nativos. Em seguida, uma caminhada até o incrível lugar onde se poderá ver ao horizonte o Sol se pondo.

Navegar

Navegue de stand up ou caiaque pelo mar de Corumbau para ativar os plânctons junto com as estrelas do céu baiano. Se quiser pode mergulhar pois as águas são mornas. Ao retornar para a praia, será recebido por um colaborador do hotel com roupão. Ele acenderá uma fogueira na praia para completar a experiência e observar as estrelas, acompanhada de vinho e petiscos.